Três Passos já respira cinema!

Três Passos já respira cinema!

postado em: Festival 2016 | 0

Três Passos já respira cinema com o início do projeto Cidade Cinematográfica. A iniciativa integra três programas: Cineclube, Alfabetização Audiovisual e Mãos À Obra. No dia 13 de julho, o Cine Teatro Globo recebeu o público para o lançamento oficial das atividades, com a primeira sessão do Cineclube, que contou com exibição do longa “Filme Sobre um Bom Fim”, seguido de debate com o diretor do filme, Boca Migotto e os cineastas convidados Alexandre Derlam e Luiz Aberto Cassol.

Também na ocasião foi momento de relembrar as primeiras duas edições do Festival, em vídeo emocionante produzido pela Comissão Organizadora, que vocês podem conferir no canal do YouTube do Festival. O Festival de Cinema deste ano acontece de 9 a 12 de novembro, e as inscrições de curtas-metragens seguem até 20 de agosto.

 

Sobre o Cidade Cinematográfica:

 

Alfabetização Audiovisual

O eixo Alfabetização Audiovisual vai oferecer cursos para professores e alunos da rede pública estadual e municipal de Três Passos. Do dia 14 a 16 de julho acontece o curso de formação de professores ministrado por Laura Mansur. Nele serão trabalhadas questões técnicas, filmográficas e metodológicas para aplicação do audiovisual dentro do ambiente escolar.

Em agosto é a vez dos estudantes. Entre os dias 15 e 19, alunos de 13 a 17 anos realizarão uma imersão no universo audiovisual. Em um curso que abordará os principais conceitos do cinema e trará experiência de profissionais da área, os adolescentes serão orientados a desenvolver novos conhecimentos e senso crítico em relação à imagem e som.
As inscrições serão realizadas a partir de 01/08 junto as secretarias das escolas.

Mãos à Obra

O Mãos à Obra será o momento de Três Passos e região colocarem em prática seus conhecimentos audiovisuais e levarem para a frente das câmeras suas realidades e visões de mundo.

Neste eixo serão produzidos 2 curtas-metragens documentais realizados inteiramente pela comunidade local. A partir de uma convocatória aberta em agosto, serão selecionadas 20 pessoas para participarem de uma oficina técnica sobre equipamentos audiovisuais. Na sequencia elas serão divididas em duas equipes de 10 pessoas e receberão todo equipamento e a supervisão de dois profissionais da área para a realização dos filmes. Todo o processo entre a criação do roteiro até a edição será executado com autonomia e liberdade pelas equipes. Como estreia, os dois filmes serão projetados na histórica tela do Cine Teatro Globo durante a programação do Festival de Cinema de Três Passos.

Cineclube

Com sessões semanais toda quarta-feira, o cineclube chega as telas do sexagenário Cine Teatro Globo com uma programação de clássicos da cinematografia mundial e novidades do cinema gaúcho. É uma oportunidade única para ver filmes que marcaram gerações, conferir lançamentos e debater a sétima arte. A entrada é franca!

Deixe uma resposta