Regulamento:

 

Mostra Competitiva e Não Competitiva de Curtas-Metragens

1. Promoção: O 3º Festival de Cinema de Três Passos / 2016 – Semeando Cultura – é promovido pelo Movimento Pró-Arte de Três Passos.

2. Organização: Todo o processo estará a cargo da Comissão Organizadora.

3. Período e Local de Realização: o 3º Festival de Cinema de Três Passos / 2016 será realizado de 09 a 14 de novembro de 2016, no Cine Teatro Globo, na cidade de Três Passos – RS – Brasil.

4. Tipo de Festival: Cultural, Competitivo e Informativo.

5. O 3º Festival de Cinema de Três Passos será constituído de:

5.1. Mostra Competitiva: obras audiovisuais de curta-metragem produzidas no território brasileiro, como também em outros países, com a duração máxima de até 20 minutos, (incluídos os créditos), faladas ou legendadas em Português.

5.1.1 A Mostra poderá ser programada em (5) cinco sessões de 3h cada, destinadas à exibição dos melhores curtas selecionados dentre os inscritos para a competição, tendo como principal critério a qualidade técnica e artística da obra, analisada e selecionada pela Curadoria.

5.2. Mostra Não Competitiva: obras audiovisuais convidadas pela Comissão Organizadora, preferentemente dentre as inscritas ao Festival, que não foram selecionadas para a Mostra Competitiva.

5.2.1. A Mostra Não Competitiva poderá ser programada em (2) duas sessões de 3h cada, com (1) uma das sessões podendo ser dedicada à exibição de curtas produzidos nos Municípios integrantes das seguintes regiões do RS: Celeiro, Médio Alto Uruguai, Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste e Missões.

6. OBJETIVOS:

Apresentar ao público filmes de curta-metragem produzidos na atualidade, objetivando:

– a divulgação e a circulação da produção brasileira desse formato;

– o acesso ao filme de curta-metragem à população do interior do Estado do RS, em especial ao público jovem;

– o fomento à atividade cinematográfica enquanto modalidade artística, formando novas plateias e produtores;

– o debate sobre cinema, com a participação de cineastas;

– a premiação das melhores produções no formato curta-metragem, avaliadas pelos júris técnico e popular, dentre as selecionadas para a mostra competitiva.

7. PARTICIPANTES / EXIGÊNCIAS:

7.1. Poderão participar quaisquer pessoas físicas, exceto os membros que integram a Comissão Organizadora, a Comissão de Seleção (Curadoria), e o Júri Técnico.

7.2. Produções com a duração máxima de 20 minutos, (incluídos os créditos), faladas ou legendadas em Português (exceto filmes institucionais ou publicitários), produzidas no período de 2013 a 2016 até a data da inscrição e que não tenham sido exibidas na Mostra Competitiva do 1º e 2 Festival de Cinema de Três Passos.

7.3. . Não há limite de número de filmes por Realizador/Diretor.

8. INSCRIÇÕES:

8.1. As inscrições para o 3º Festival de Cinema de Três Passos/2016 – Semeando Cultura – são gratuitas, tanto para obras nacionais quanto estrangeiras.

8.2. Serão aceitas no período de 1º de junho a 20 de agosto/2016, entregues pessoalmente, enviadas por link via internet, pelos Correios ou postadas impreterivelmente até as 18hs do dia 20 de agosto de 2016.

8.3. Tema Livre.

8.4. Gêneros: Ficção, documentário, Animação, Experimental, Estrangeiro, Infanto Juvenil, Temática Ambiental.

8.4.1. Temática Ambiental: filmes de curta-metragem com características relacionadas ao tema ambiental.

8.5. Cópia do filme para seleção/exibição:

A cópia do filme para a seleção deve estar em plenas condições de exibição, pois não será solicitado nova cópia no caso do filme ser selecionado.

8.6. Para inscrever o Curta-Metragem no Festival, o participante deverá:

Preencher a Ficha de Inscrição disponível online no site: www.cinematrespassos.com.br

ou baixar a ficha de inscrição e após preenchida enviár para o e-mail inscricao@cinematrespassos.com.br com o assunto: INSCRIÇÃO + nome do filme, anexando 02 (duas) fotos(LIMITE DE 3 MEGABYTES) do filme e 01 (uma) foto do Diretor/a, para divulgação.

8.6.1. Ao fazê-lo, o interessado declara estar de acordo com o Regulamento deste 3º Festival de Cinema de Três Passos/2016.

8.7. Nesta 3ª Edição, o Festival disponibiliza 02 (duas) formas de envio do material para seleção/exibição:

8.7.1. Via Correios para o endereço:

COMISSÃO ORGANIZADORA DO 3º FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS

AV. JÚLIO DE CASTILHOS, 525 – SALA 4 – CENTRO

CEP: 98600-000 – TRÊS PASSOS – RS – BRASIL

8.7.1.1. Enviar:

01 (uma) cópia do filme para seleção e exibição em uma dessas mídias: CD, DVD ou Pen-Drive, com arquivo nos formatos MOV, MPG4 ou AVI, codificação H.264, XVID ou DIVX, resolução HD ou Full HD, acondicionada em box para DVD ou embalagem adequada ao tipo de mídia, com o nome do filme na frente da caixa/embalagem de proteção e também na própria mídia(O arquivo deve vir nomeado corretamente com o título do mesmo, caso contrário será desclassificado);

+ Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada.

Atenção: Se você inscrever mais de um filme, enviar cada filme em um CD, DVD ou Pen-Drive, separadamente.

8.7.2. Via Online:

8.7.2.1. Envio do arquivo do filme por meio de link para download (em plataformas tipo Mega, Google Drive, Dropbox, Vimeo, ou outra de sua preferência), a senha (se houver) e deverá estar nomeado corretamente com o título do mesmo, caso contrário será desclassificado;

Enviar para o e-mail inscricao@cinematrespassos.com.br

8.8. A inscrição só será efetivada mediante o recebimento de todos os itens descritos neste Regulamento. O não cumprimento de qualquer um dos procedimentos implica na automática invalidação da inscrição do participante.

OBS.: Tanto para as inscrições via Correios, quanto para as realizadas online, será confirmado o envio dos materiais acima solicitados, via e-mail, à medida que os mesmos forem recebidos e checados.

8.9. O remetente de cada Curta-Metragem será responsável por todas as taxas e despesas de envio do material de inscrição (quando houver).

8.10. A Organização do Festival não se responsabiliza por devoluções, extravios, impostos ou quaisquer outras despesas decorrentes do envio, remessa e entrega dos materiais de inscrição.

8.11. Os DVDs, CDs ou Pen-Drives e os arquivos digitais dos Curtas-Metragens inscritos farão parte do acervo do Festival e poderão ser utilizados em exibições públicas gratuitas com fins exclusivamente culturais, servindo o ato de inscrição como concordância e autorização plena a cerca desse uso.

9. SELEÇÃO DOS FILMES PARA EXIBIÇÃO:

9.1. A Comissão Organizadora indicará os 05 (cinco) membros que comporão a Comissão de Seleção do Festival (Curadoria), responsável pela seleção dos curtas-metragens que participarão da Mostra Competitiva e pela indicação de filmes para a Mostra Não Competitiva.

9.2. Somente os Curtas-Metragens que atenderem corretamente aos procedimentos de inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção/Curadoria.

9.3. A lista de Curtas-Metragens selecionados para a Mostra Competitiva será oficialmente divulgada no site do Festival, até o dia 20 de setembro de 2016.

9.4. Os realizadores dos Curtas-Metragens selecionados serão oficialmente informados e convidados pela Comissão Organizadora do Festival, via e-mail, para participarem das Sessões de Exibição e da Cerimônia de Premiação do Festival.

9.5. Os Curtas-Metragens serão exibidos de acordo com a grade de programação a ser divulgada previamente no site do Festival.

9.6. O responsável pelo filme inscrito autoriza a exibição pública de trechos de até 60 segundos do Curta-Metragem selecionado, em canais brasileiros de televisão aberta ou fechada e/ou na Internet, como parte da divulgação do 3º Festival de Cinema de Três Passos, em qualquer tempo, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais, bem como ao uso de imagem.

10. JÚRI / PREMIAÇÃO:

10.1. Todos os filmes selecionados para exibição competitiva no Festival concorrerão ao Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular, definido pela votação do público a ser realizada após as sessões dos Curtas-Metragens.

10.1.1. A votação será individual e realizada por meio de uma cédula, distribuída aos expectadores na entrada de cada sessão pela Comissão Organizadora do Festival, a qual será responsável pela apuração dos votos e divulgação dos resultados.

10.2. O Júri Oficial da Mostra Competitiva será composto por profissionais de reconhecida competência e autoridade no meio cinematográfico, convidados pela Comissão Organizadora do Festival. A decisão do Júri é suprema e autônoma.

10.3. Os filmes exibidos na Mostra Competitiva concorrerão aos prêmios definidos pelo Júri Oficial, de:

Melhor Curta do Festival

Melhor Curta Ficção

Melhor Curta Documentário

Melhor Curta Animação

Melhor Curta Experimental

Melhor curta categoria Infanto Juvenil

Melhor curta categoria Estrangeiro

Melhor Curta Temática Ambiental

Melhor Direção

Melhor Ator

Melhor Atriz

Melhor Roteiro

Melhor Fotografia

Melhor Trilha Sonora

Melhor Edição

Melhor Direção de Arte

Melhor Desenho de Som

10.4. Os Curtas-Metragens premiados receberão o Troféu Alberto Abraão Levy – em homenagem ao fundador do Cine Teatro Globo, cinema de calçada em atividade há mais de 62 anos.

A premiação será entregue durante a Cerimônia Oficial de Encerramento do 3º Festival de Cinema de Três Passos/2016 – Semeando Cultura, no dia 12 de novembro de 2016, às 20h.

10.4.1. O Júri Oficial poderá atribuir Menção Honrosa a filmes que se destacarem, desde que em acordo com a Comissão Organizadora.

10.4.2. A Comissão Organizadora fica isenta de quaisquer ônus decorrentes do envio de premiações, ficando as despesas a cargo do destinatário.

10.4.3. No caso de haver premiação em dinheiro, ou atribuição de outros prêmios por parte de patrocinadores, será divulgado posteriormente no site do Festival.

11. DIREITOS AUTORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE:

11.1. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual no 3º Festival de Cinema de Três Passos a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais envolvidos na obra, cabendo exclusivamente a ele obter o devido consentimento dos envolvidos para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual, na abrangência prevista neste Regulamento, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso, isentando a Organização do 3º Festival de Cinema de Três Passos de quaisquer ônus decorrentes do descumprimento.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

12.1. Cabe exclusivamente à Organização do Festival esclarecer possíveis dúvidas, bem como tomar decisões sobre questões não previstas neste Regulamento.

12.2. Quaisquer esclarecimentos e orientação para a participação neste concurso serão prestados pelo site: www.cinematrespassos.com.br

12.3. Das decisões da Comissão Organizadora e da Comissão de Seleção não caberão recursos.

12.4. A inscrição de 1 (um) ou mais filmes no Festival implica a plena aceitação e cumprimento de todos os termos e condições contidos neste Regulamento e a autorização prévia do realizador para exibir e veicular os Curtas-Metragens nas atividades relacionadas ao Festival, nesta e em edições posteriores, em locais públicos e em sessões gratuitas.

Três Passos, RS, Maio de 2016.

Comissão Organizadora

3º Festival de Cinema de Três Passos /2016

Semeando Cultura

Download regulamento:

O Regulamento do do Festival de Cinema de Três Passos pode ser baixado também na versão em pdf. Faça o download abaixo.
Download regulamento em PDF