O Festival de Cinema de Três Passos é um evento cultural dedicado à exibição

de obras audiovisuais de curta-metragem.

O Festival de caráter educativo, competitivo e informativo exibe filmes com duração máxima de 20 minutos, incluídos os créditos, falados ou legendados em Português. A programação do FCTP é constituída por mostra competitiva nas categorias: ficção, documentário, animação, experimental, temática ambiental, estrangeiro, infantojuvenil e por mostra não competitiva. Paralelamente o Festival promove bate-papos com cineastas.
As inscrições de filmes para a competição e o acesso a todas as programações do evento serão gratuitas, restringindo o público apenas no tocante à classificação indicativa de cada programa.

Com temáticas ambientais, associados ao debate em evidência sobre a preservação do planeta, e, pelo entendimento de que o ato de criação começa a partir de uma ideia, o Festival de Cinema de Três Passos tem como proposta ser um espaço de difusão das criações cinematográficas enquanto modalidade artística, uma vertente de estímulo a novas idéias, olhares e ações em favor do multiculturalismo, do desenvolvimento sociocultural e sustentável.

 

Confira Algumas Fotos da Edição 2015

Objetivo Geral

Apresentar ao público filmes de curta-metragem produzidos na atualidade, objetivando:
– A divulgação e a circulação da produção brasileira e estrangeira desse formato;
– O acesso ao filme de curta-metragem à população do interior do Estado do RS, em especial ao público jovem;
– O fomento à atividade cinematográfica enquanto modalidade artística, formando novas plateias e produtores;
– O debate sobre cinema com a participação de cineastas;
– O incentivo à participação de obras audiovisuais relacionadas ao tema ambiental;
– A premiação das melhores produções no formato curta-metragem, avaliadas pelos júris técnico

e popular, dentre as selecionadas para a mostra competitiva.

Específicos

– Acesso gratuito a todas as programações e atividades paralelas do Festival;
– Patrocínios e apoios para operacionalização do Projeto do Festival;
– Parceria com Prefeituras Municipais e Escolas Públicas e Privadas da região visando à participação de estudantes de Ensino Médio e Fundamental nas atividades do Festival;
– Capacitar e incentivar a produção audiovisual e estimular o gosto pelo cinema por meio do Projeto #cidadecinematografica.
– Reconhecimento do Festival como atração turística.

Em 2014, os 70 anos de emancipação político-administrativa de Três Passos e os 60 anos do Cine Teatro Globo, símbolo histórico-cultural da cidade e raro cinema de calçada em atividade no RS, motivaram a realização do 1º Festival de Cinema.

Em sua 1ª edição, o Festival de Cinema de Três Passos/2014, caracterizou-se pelo trabalho voluntário, acolhida da comunidade três-passense e de realizadores de curtas-metragens de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, possibilitando de forma inédita a um grande público distante das grandes metrópoles, o acesso a obras diferenciadas, raras e de qualidade, que expressaram a pluralidade do cinema contemporâneo.
Foram exibidas 71 obras – 61 na mostra competitiva e 10 na mostra não competitiva, dentre as 251 inscritas.

Em 2015, na sua 2ª edição, o Festival de Cinema de Três Passos teve como temática a questão ecológica da Água, onde buscou motivar ações na área ambiental e desenvolvimento sustentável realizando atividades em parceria com Prefeitura Municipal e instituições apoiadoras, tais como: conhecimento e divulgação do potencial hídrico existente em Três Passos; programas municipais em execução; reflexão sobre a preservação e o uso racional da água para a vida no planeta.

Durante todo o ano foram visitadas escolas com o Projeto Cinema Itinerante, exibindo curtas metragens da edição anterior do Festival, para um público de mais de 1.800 alunos do ensino fundamental e médio.
Foram exibidas 74 obras – 62 na mostra competitiva e 12 na mostra não competitiva, dentre as 305 inscritas.
As duas edições do FCTP desempenharam importante papel: o de cultivar a diversidade cultural e audiovisual, ampliando as possibilidades de acesso do público a outras linguagens, estilos e estéticas existentes na cinematografia e contribuindo para o aprimoramento do gosto dos espectadores.

A repercussão cada vez maior do Festival, não apenas no ambito regional, mas também nacional e estrangeiro, motivam a comissão organizadora a trabalhar para que, neste ano de 2016, a terceira edição seja ainda mais inovadora e transformadora, mantendo a marca do voluntariado, a participação da comunidade, empresas, instituições com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos.