Lançamento e inscrições abertas para a edição 2016

Lançamento e inscrições abertas para a edição 2016

postado em: Festival 2016 | 0

Inscrições de curtas-metragens para a mostra competitiva seguem até 20 de agosto

A 3ª edição do Festival de Cinema de Três Passos demonstra que o audiovisual definitivamente conquistou seu espaço no calendário oficial desta cidade, localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Marcado para o período de 9 a 12 de novembro, o evento deste ano será lançado oficialmente no dia 13 de julho, quando tem início também o projeto Cidade Cinematográfica – série de atividades de formação em audiovisual para professores e alunos de escolas públicas do município e que tem o apoio da Comissão Organizadora do Festival.

Além disso, está em fase de produção o documentário que vai contar a história do Cine Teatro Globo – sala de cinema de calçada em atividade há mais de 60 anos e local sede do festival. Cine Globo: Uma Vida de Cinema está sendo dirigido por Christian Jafas (RJ) ainda sem data de lançamento.

A programação, com entrada franca, é composta por mostra competitiva e mostra não competitiva de curtas-metragens, bate-papos com cineastas convidados e cerimônia de encerramento com premiações e exibição das obras vencedoras. Os premiados recebem o Troféu Levy – nome dado em homenagem à família que fundou e até hoje administra o Cine Teatro Globo.

INSCRIÇÕES

As inscrições de curtas metragens para a mostra competitiva já estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto. No site www.cinematrespassos.com.br está disponível o regulamento, ficha de inscrição e orientações para o envio das obras.

Um júri oficial vai selecionar as melhores produções nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Estrangeiro, Infanto Juvenil e Temática Ambiental, além do Melhor Curta do Festival. E o júri popular fará sua escolha de Melhor Curta Metragem.

Semeando Cultura

Com o tema “Semeando Cultura” e a categoria Temática Ambiental, o Festival quer incentivar as produções de obras que tratem sobre a diversidade do nosso solo e a preservação do meio ambiente, além de destacar a forte relação da região e do Estado com a agricultura. No ano passado, o evento colocou como foco o consumo consciente da água e em sua primeira edição foram homenageados os 60 anos do Cine Teatro Globo e 70 anos do município de Três Passos.

Sobre o Festival

É realizado sem qualquer utilização de incentivo via renúncia fiscal, organizado por um grupo de cinéfilos voluntários e viabilizado através de investimento de empresários da cidade.

O evento foi idealizado ao final de 2012, num encontro de três-passenses. Em novembro de 2013 o primeiro de muitos encontros de trabalho. Em 2014 a Comissão Organizadora já formada, iniciava a divulgação do projeto do Festival e então a abertura das inscrições para a mostra competitiva da primeira edição do evento.

O festival possibilitou que um número grande de público, distante das grandes cidades, tivesse acesso a obras diferenciadas, raras e de qualidade, que expressaram a pluralidade do cinema contemporâneo brasileiro. O sucesso da primeira edição motivou que o evento integrasse o calendário de eventos oficial da cidade e se repetisse anualmente, com forte apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos.

 

O 1º Festival de Cinema de Três Passos em números:

262 Filmes Inscritos – 24 Estados brasileiros

74 Filmes exibidos

6 Sessões

980 minutos de exibição

1.800 Expectadores

 

O 2º Festival de Cinema de Três Passos em números:

305 Filmes Inscritos – 24 Estados brasileiros, Espanha, Portugal e Cuba

74 Filmes exibidos

6 Sessões

980 minutos de exibição

2.200 Expectadores

 

SERVIÇO

3º FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS

De 9 a 12 de novembro de 2016

Cine Teatro Globo (Av. Júlio de Castilhos, 490, Três Passos – RS)

 

ENTRADA FRANCA

 

INSCRIÇÕES DE CURTAS-METRAGENS – até 20 de agosto

Informações, regulamento e ficha de inscrição:
www.cinematrespassos.com.br

Realização: Movimento Pró-Arte

 

Deixe uma resposta